"Direcione sua visão para o alto, quanto mais alto, melhor. Espere que as mais maravilhosas coisas aconteçam, não no futuro, mas imediatamente. Perceba que nada é bom demais para você. Não permita que absolutamente nada te impeça ou te atrase, de modo algum."
( Eileen Caddy )

28 de jan de 2013

TRABALHANDO COM O CALENDÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL














VAMOS CONFECCIONAR UM CALENDÁRIO PARA A TURMINHA.

Material


- Placa de EVA
-  Cola quente;
- letras e desenhos em EVA ( de sua escolha);
- Adesivos diversos;
- Tesoura;
- Calendário;
- Caneta permanente;
- Cola colorida.

O cole o calendário no meio da placa de  EVA e decore em volta.
Para dar um realce no calendário contorne as bordas.

O Lago onde os sapinhos estão foram enfeitados com pontinhos com cola colorida azul.

O calendário da minha turminha ficou assim:

Como tenho duas turmas...

MÚSICA PARA OS DIAS DA SEMANA,

SETE DIAS a semana tem quando um acaba outro logo vem...
DOMINGO, SEGUNDA-FEIRA, TERÇA-FEIRA
QUARTA-FEIRA, QUINTA-FEIRA...SEXTA-FEIRA
E O SÁBADO, cantemos felizes a canção do dia,
hoje é...................,dia de alegria a todos
bom dia/boa tarde que esse canto diz:
Que o dia de hoje seja bem feliz.
BOM DIA/BOA TARDE!


O TEMPO  VOA...

Faixa etária
4 e 5 anos

Conteúdo
Matemática

Objetivos 
- Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário; 
- Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário; 
- Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns a TURMA, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano. 

Conteúdos 
- Utilização dos números em diferentes contextos; 
- Início da medição social do tempo; 
- Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários. 

Tempo estimado 
As atividades propostas aqui podem se desenvolvidas ao longo do ano, de forma sistemática: diariamente, uma vez por semana, etc. 

Material necessário 
calendário tipo folhinha com uma página para cada mês 

Desenvolvimento das atividades 
As crianças vêem todos os dias calendários que contem informações de uso habitual, cabe à escola ampliar e sistematizar essas experiências para que todas as crianças possam dar sentido a uma prática. 

O calendário pode ser utilizado para aprender sobre o tempo, mas também como fonte de informação e pesquisa para a leitura e registro de números. 

Há diferentes tipos de calendários utilizados socialmente (folhinhas anuais, mensais, semanais) que podem ser utilizados com diferentes funções na escola. As atividades a seguir estão centradas na análise do modelo mais clássico e conhecido. 

Atividade 1 – apresentação do calendário: localização da data 
Leve um calendário tipo folhinha para a roda do grupo. Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça. 

Diariamente, uma das crianças (o ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário e escrevê-la na lousa para que seus colegas possam anotá-la em seus trabalhos. Inicialmente, é provável que você precise ajudar as crianças nessa tarefa, porém, é importante que progressivamente passem a realizar essa tarefa sozinhas, ganhando autonomia. 

Encontrar e copiar a data, saber o dia, são atividades interessantes que acontecem ao longo do ano, no entanto, sabemos que aquilo que se faz rotineiramente perde o sentido e deixa de ser um problema para as crianças resolverem. Se você propõe, por exemplo, que a criança “marque no calendário o dia de hoje com um X”, no dia seguinte, para encontrar o número desejado, bastará olhar para o número que está logo depois do X. Desta forma, uma atividade que poderia ser rica e desafiadora transforma-se numa atividade mecânica que não beneficia a aprendizagem. Quando as crianças necessitam encontrar um número no calendário que não tem essas marca precisam colocar em ação diferentes procedimentos . 

Atividade 2 – marcar a data de aniversário das crianças do grupo 
Leve o calendário para o centro da roda e ajude as crianças a marcarem a data de aniversário de cada uma. É possível que as crianças ainda não saibam as datas de seus aniversários, portanto, é importante que você consulte previamente as ficha de matricula de cada criança ou pergunte aos os pais ou responsáveis o dia do aniversário de seu filho. 

Posteriormente, monte um quadro de aniversariantes da sua classe: coloque o nome, a data do aniversário e a idade de cada um.

Com o quadro pronto você pode propor questões como: “quantas crianças fazem aniversário no mês de março?” “qual o mês que tem a maior quantidade de crianças fazendo aniversário?” 

Atividade 3 – marcar e organizar as atividades e acontecimentos da rotina escolar 
O calendário é um instrumento importante também para organizar a rotina escolar. Novamente leve o calendário para a roda (você pode fazer essa proposta todo início de mês) e ajude as crianças a marcarem os acontecimentos e compromissos importantes do grupo para o ano – feriados, eventos organizados na escola, passeios, etc. 

Atividade 4 – situações problema envolvendo a observação de características e regularidades das informações presentes no calendário 
Além da utilização do calendário como instrumento organizador dos acontecimentos e atividades do grupo como, marcar compromissos importantes do grupo, averiguar que dia será o seguinte, localizar as datas de aniversários das crianças, é possível, vez por outra, utilizá-lo para para calcular durações. Por exemplo: quando se deseja saber quantos dias faltam para um passeio, para um aniversário, quantos dias terão para ensaiar uma apresentação que estão preparando ou quantos dias se passaram desde que começou o mês. Você precisará contar junto com as crianças ou colocar uma situação problema para que resolvam. 

Para escolher o tema para a ilustração peça que as crianças tragam para escola diferentes calendários e analisem conjuntamente quais são as temáticas de cada um deles. A partir daí cada grupo decide qual será o tema do seu calendário. 


RETIRADA: penninha.blogspot.com/.../trabalhando-com-calendario...



3 comentários:

Sand Catarina disse...

Oi querida,
Amei seu blog, também curti sua página no Face...
Suas ideias são bem legais..parabéns!!

Se tiver um tempinho me faça uma visita... www.educrianca.blogspot.com

Um beijo e sucesso

Sandra

Pequenos Notáveis disse...

Nossa q blog bacana! Diferente! Ele não vem apenas com os modelinhos de lembrancinhas e cartazes, traz muito mais ideias e sugestões!! Amei!!! Tbm estou seguindo a fan page!!
Espero sua visitinha no meu blog tbm! http://pequenosnotaveis-educa.blogspot.com.br/
Bjoss

Pequenos Notáveis disse...

Olá!!! Amei seu blog, achei diferente cheio de novas ideias, ele não traz somente os modelinhos e lembrancinhas, curti o "algo a mais" a poesia,a cantiga ou história que vem como sugestão nos projetos!
Estou seguindo sua fan page tbm e vou convidar minhas amigas profes p conhecer seus espaços!
Espero sua visitinha no meu blog
http://pequenosnotaveis-educa.blogspot.com.br/
Abraço
Gilmara.