"Direcione sua visão para o alto, quanto mais alto, melhor. Espere que as mais maravilhosas coisas aconteçam, não no futuro, mas imediatamente. Perceba que nada é bom demais para você. Não permita que absolutamente nada te impeça ou te atrase, de modo algum."
( Eileen Caddy )

25 de out. de 2010

BULLYING

O que é bullying?       


É uma situação que ocorre sobretudo, mas não apenas, nas escolas, caracterizada por atos agressivos, repetitivos e deliberados de alguns alunos contra um ou mais colegas.

A palavra Bullying - termo em inglês, “Bully”, que numa tradução livre quer dizer “valentão”, “maltratar”, “ameaçar” etc.Na prática “Bullying” serve para determinar atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou uma turma com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa.

Atitudes que podem causar angústia ou dor, sendo praticadas dentro de uma relação desigual de poder. Assim, a repetição dos atos agressivos e constantes insinuações de poder, tornam possível a intimidação da vítima. Alguns dos atos envolvidos neste conceito são: agredir, roubar, gozar, assediar, aterrorizar, ferir, empurrar, estragar pertences, humilhar, discriminar, ignorar... Se nos lembrarmos da nossa infância, tais ações sempre estiveram presentes entre alguns grupos de crianças, mas estudos revelam que nos dias de hoje são atividades mais banalizadas e comuns entre os pequenos.


Cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem.




Marisa C. Nunes





Nenhum comentário: